Tanto mechas como progressiva são procedimentos agressivos para o cabelo, onde os fios podem ficar quebradiços, fracos e até mesmo caírem. Então qual seria o ideal, alisar ou fazer a coloração? E será que pode ser feito tudo no mesmo dia?
Mechas ou progressiva, qual a ordem correta?
A gente sabe que o nosso dia a dia é sempre uma correria, mas mesmo assim sempre queremos estar prontas e lindas de maneira prática, e nisso, as vezes, queremos estar com o cabelo liso e com mechas ao mesmo tempo, mas isso pode prejudicar a saúde do cabelo, dependendo da maneira que é feito.
Antes de tudo é preciso saber que tanto as mechas quanto a progressiva são procedimentos “opostos”, ou seja, enquanto a progressiva sela e fecha a cutícula do cabelo, as mechas fazem o contrário.
Dito isso o primeiro procedimento que vem a cabeça para ser feita é a coloração, já que essa abre a cutícula, porém fazendo a progressiva você “queima” o seu cabelo, deixando suas mechas em um tom alaranjado que é dificilmente de ser recuperado.
O ideal a ser feito primeiro é a progressiva, e após 15 dias, no mínimo, realizar o procedimento das mechas. Vale ressaltar que nesse período de tempo é necessário investir em hidratações, umectações, reconstruções para que o cabelo fique forte e sofra menos com os danos causados pelos processos químicos.
Quer saber mais sobre o mundo de cabeleireiros? Confira nosso curso de cabeleireiro profissional.